Na escola

  A seis passos do paraíso

Férias é um momento mágico! Sem compromissos escolares, você tem mais tempo livre para usar do jeitinho que preferir. A dica é fazer dessa folga um período de renovação total, adotando práticas que vão ajudá-la(o) a voltar uma aluna melhor e mais bem disposta(o). Quer aprender? Então, se liga nas dicas abaixo:

Relaxe
Isso é tudo o que qualquer pessoa quer no fim do ano letivo! O que muita gente não sabe é que relaxar pode ser um ótimo exercício para o período de estudos também. Quem quer aprender a controlar a ansiedade na hora das provas deve fazer o seguinte: escolha uma posição confortável, assentada(o), em um lugar silencioso. Inspire devagar (demore cerca de 7 segundos) e expire lentamente, enquanto você foca a atenção na sua respiração, sem pensar em nada. Repita o processo por cerca de 10 minutos. Não fique chateada(o) se você for levada(o) por seus pensamentos, no início, é normal. Com a prática, você se tornará mais calma(o), leve e criativa(o)!




Alongue-se
Ainda que você fique em casa sem fazer esportes, é legal “acordar” a musculatura todos os dias, principalmente os braços, antes e depois de usar o computador. Coloque as pontas dos dedos na quina de uma porta e estique o braço enquanto vira o corpo, como se fosse ficar de costas para ele. Para o pescoço, relaxe a cabeça com o queixo em direção ao peito e, lentamente, rode a cabeça como se fosse encostar a orelha direita no ombro.
Complete a volta inteira e repita começando pelo outro lado. Para a perna, dobre-a e encoste o calcanhar no bumbum, deixando um joelho ao lado do outro. Fique nesta posição por 10 segundos e troque de lado.




Coma bem

Os horários das refeições colaboram com o equilíbrio da sua rotina e com as necessidades diárias de seu corpo, ou seja, se você aprender a comer de 3 em 3 horas de modo saudável, seu organismo não passará por momentos de escassez de nutrientes, o que prejudicaria o seu aprendizado e o seu rendimento. Consuma frutas das mais variadas pelo menos três vezes ao dia, nem que seja a metade de cada uma. Elas podem ser consumidas cruas, em sucos ou vitaminas. O importante é a variedade para suprir as necessidades de vitaminas e minerais.






Memorize
Alguns alimentos contêm nutrientes que são tudo de bom para ajudar a cabeça a funcionar e não dar aquele branco na hora da prova, mas, para conseguir um resultado melhor, o ideal é consumi-los com frequência. Que tal incorporar esse hábito nas férias? Peixes, principalmente os de água fria como atum, salmão, sardinha e cavala, são ricos em ômega-3, por isso, essenciais para o desenvolvimento do cérebro, olhos e sistema nervoso. Frutas e legumes amarelos e vermelhos, como maçã, laranja, tomate e cenoura, gema de ovo e alimentos integrais também são recomendados.


Organize-se

Material escolar é sua ferramenta de trabalho. É com ele que você vai facilitar (ou complicar!) toda a sua rotina de aprendizado, então, se dê uma mãozinha! Separe o que você usou no ano passado e dê um trato em tudo, desde o estojo até a mochila. O que tiver acabado ou muito velhinho deve ser substituído, portanto, anote o que vai precisar para renovar seu estoque. Cuide do seu material para que ele esteja sempre bonito, colorido e inspirador, como você.



Prepare-se

Chegar à escola com cara de preguiça é o maior mico! Na hora de voltar, prepare-se para aparecer bem disposta(o), de unhas feitas, cabelo bonito e sorriso de quem descansou e está cheia(o) de novidades. Para reforçar o ânimo, além de preferir frutas e alimentos integrais, tenha à mão pequenas porções de nozes, castanhas e amendoim, que são ricos em magnésio e vão aumentar o pique para mais um dia.



 fonte de pesquisa: google